O exame de urina é um dos mais solicitados pelos médicos, ele faz parte da lista de rotina para pacientes de todas as idades. Esse método de diagnóstico é antigo, pois é usado desde o século II para fornecer pistas de algumas doenças que ainda não apresentam sinais. Existem 3 tipos de exame de urina: Urina tipo 1 (mais comum), exame de urina 24 horas e o urocultura. Em todos eles, o procedimento de coleta é simples, rápido e indolor.

Engana-se quem pensa que uma urina clara e aparentemente normal não possa conter alterações, na maioria dos casos, a presença de anomalias é microscópica, sendo fundamental a avaliação laboratorial para detectar algo como infecções, células epiteliais intrusas e até a gravidez.

TIPOS DE EXAME DE URINA E O QUE DETECTAM

O avaliação de urina é muito usada para detectar a presença de algumas condições de saúde. Cada tipo de exame confere informações importantes:

exame de urina tipos Exame de urina Tipo 1 – Avalia a presença de fungos, bactérias e cristais que podem indicar infecções urinárias, cálculos nos rins, insuficiência renal, entre outros. Entretanto, exercícios físicos antes da coleta, desidratação, estresse emocional e febre podem alterar o exame de urina, especialmente, as quantidades de proteínas;

Exame de urina 24 horas – Essa avaliação é solicitada quando é necessário verificar alterações na urina durante o período de 24 horas. Isso significa que o paciente deve armazenar em um recipiente toda a urina desse período, depois disso, é necessário levá-la ao laboratório para análise. Esse exame ajuda a detectar problemas de filtração dos rins, pré-eclâmpsia em mulheres grávidas e a perda de proteínas;

Urocultura – É usado para diagnóstico de cistite ou pielonefrite, ambas são infecções urinárias. Na realidade, essa avaliação identifica a presença de bactérias que por sua vez, podem indicar uma infecção ativa.

 

A urocultura, também conhecida como Cultura de Urina é um exame indicado para o diagnóstico de uma infecção urinária. A Urocultura, é importante pois é capaz de identificar qual tipo de bactéria está presente na urina e quais os antibióticos são sensíveis ou resistentes para combatê-las (antibiograma).